Município de Muaná
FLOR DO MARAJÓ

A origem do Município de Muaná encontra-se numa fazenda particular que, pelo seu desenvolvimento, transformou-se em povoado e, posteriormente foi elevado à categoria de Freguesia, em 1757 (São Francisco de Paula).
O Conselho do Governo da Província, em sessão de maio de 1833, elevou essa Freguesia à condição de Vila, tendo sido instalada em 2 de dezembro daquele ano. O município de Muaná foi elevado a essa categoria pela Lei nº 324, de 6 de julho de 1895, e inaugurado a 7 de setembro do mesmo ano.
Muaná teve uma influência grande na Cabanagem, onde serviu de refúgio para os cabanos que travaram uma grande batalha, em 28 de maio de 1823, perdurando 4 horas de fogo cruzado, onde os participantes conseguiram afugentar os imperiais.
Muaná é uma das únicas cidades do Marajó que tiveram o nome original preservado, após a mudança exigida pelo governador para as “freguesias” do Marajó. Por volta de 1750, Muaná era a tribo da região, remanescente da nação Nheengaíba, que dominou a região do Marajó antes da chegada dos colonizadores. Também foi o primeiro município do então Grão-Pará a aderir à Independência do Brasil, em 28 de maio de 1823. Hoje, o município é formado por vários distritos e vilas como: Distrito de São Miguel do Pracuúba, Ponta Negra, Palheta e Jararaca.

Origem do Nome Muana
Qual a origem do nome Muana: INDÍGENA

Significado de Muana
Qual o significado do nome Muana: ARRUMAR A ARMADILHA.
Muaná (com acento): SEMELHANTE A COBRA.